segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Para Onde Ela Foi [RESENHA]


"Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor...você aceitaria?"

Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que todos estejam bem. Lendo muito? Também espero que sim J Bom, a resenha de hoje é do livro “Para Onde Ela Foi”, que é a sequência de “Se Eu Ficar” que fora resenhado aqui no blog pelo nosso querido Gabriel Sidney. Antes de fazer um resumo do livro gostaria de avisar que após o final do primeiro livro eu fiquei me perguntando “como será o desfecho?”, “o que a autora preparou para Mia e Adam?”, digamos que criei certa expectativa e imaginei alguns possíveis finais para a história do casal, mas parece que alguns autores adoram fazer um desfecho inimaginável pelo leitor. Muitos devem ter se perguntado o por que de uma continuação para “Se Eu Ficar” tendo em vista que seu final fora lindo, acontece que a trama tinha que ter um fim, tínhamos que saber qual final Mia e Adam teriam, se eles ficariam juntos, separados, se ela morreria e por ai vai. Nessa resenha você irá descobrir um pouco o que lhe espera desse livro que me fez gritar e ficar pensando em voz alta quando me deitei para dormir.

No final de “Se Eu Ficar”, Mia finalmente decidiu ficar, pelo menos é o que parece quando ela aperta a mão de Adam. Já em “Para Onde Ela Foi”, Mia realmente se recuperou fisicamente do acidente, mas o vazio que ela sente pela perda da família ainda é grande, mas vamos falar do Adam, pois o livro é contando no ponto de vista dele. Ele tem uma vida de celebridade, sua banda, a Shooting Star,é um fenômeno. Sua vida vai bem, uma carreira promissora e um relacionamento com uma atriz que no começo era tudo o que ele queria, mas ele se vê cansado dessa vida, seu relacionamento com os membros da banda não vai nada bem e seu namoro vai de mal a pior, sem mencionar a dor que ele sente por tê-la perdido, faz três anos que ela fora para a universidade Juilliard, três anos que ela partira deixando-o só, três anos sem ver aquela que resolveu abrir mão de reencontrar sua família e ficar com ele aqui na terra, três anos sem Mia.

Seria o destino trabalhando a favor do reencontro desse casal? Adam caminha, a vida não tem sido fácil, mesmo com o sucesso e o amor por parte dos fãs falta algo, falta ela. É nessa caminhada que ele acaba indo parar em uma apresentação de Mia onde ao término ela acaba pedindo para que seja levado para vê-la nos bastidores. Esse não é o reencontro que ele tanto esperava, não dessa forma, mas a partir desse momento eles na tentativa de dizerem adeus definitivamente um ao outro fazem um grande tour pela cidade onde lhe é apresentado os lugares que Mia mais gostava. Esse passeio parece acender algo que a três anos adormeceu, uma chama de esperança. Várias confissões são feitas nesse passeio e Adam é surpreendido com um “eu te odeio”. Uma despedida que não saiu como o esperado, parece mesmo que o destino quer uni-los e certamente os pais de Mia e seu irmão Teddy parecem desempenhar um papel nessa história, pois eles nunca a abandonaram.

Uma leitura angustiante e desesperadora. Ao que tudo indicava esse livro não teria um final imaginado, deles juntos em um local abraçados, trocando caricias ou até mesmo eles com seus filhos. Fiquei até o final do livro pensando “não pode ser, eles tem que terminar juntos” e quanto mais eu lia o final se aproximava e nada do final feliz que eu tanto esperava. Mas tudo isso fora bem diferente de se ler, pois era visto no ponto de visto de Adam, o tempo todo víamos a sua raiva, a sua dor e sua descrença por ter sido abandonado sem nenhuma explicação. E Mia? Qual a justificativa de suas atitudes? Isso só descobrimos no final.

"Deixar ir. Todo mundo fala sobre isso como se fosse a coisa mais fácil."

Vejo o livro como algo sombrio, muita dor e sofrimento. A escrita continua a mesma, simples e fácil de ser lido, mas o que realmente faz o leitor pirar é essa dúvida cruel do desfecho da história. Depois de sofrer com a leitura, de ver tanta dor, de ter esperanças, de achar que um adeus está a caminho cheguei ao final e fiquei devastado, literalmente, fiquei  morto, inclusive me assustei na hora, pensei que fosse apenas mais um final de um capítulo e quando virei a página tinha “Agradecimentos”, gritei no mesmo instante, “como assim, gente, o livro termina dessa forma?”, “quero uma continuação”, “me recuso a acreditar nesse final”, “mas eles já estavam bem, e cadê o final de um conto de fadas?”.  Não se assustem com a minha reação perante esse final (sei que estou falando de mais desse desfecho), ele não é ruim, é bem legal e bonito, mas não foi o que eu esperava, foi algo como “imaginem a continuação dai por diante”, e foi exatamente o que fiz, imaginei o que possivelmente ocorreria com eles futuramente, vale ressaltar que a vida deles tornou-se bem corrida devido ao sucesso que Mia e Adam atingiram.

Escuro, impressionante, e arrebatador, “Para Onde Ela Foi” traz o desfecho de uma trágica história preenchida com um romance surreal e encantador. Para finalizar gostaria de mandar uma mensagem para a autora, eu quero uma continuação com um desfecho onde eles terminem construindo uma família e/ou definitivamente juntos. 


Título: Para Onde Ela Foi
Ano de lançamento: 2014
Editora: Novo Conceito
219 páginas
Autor: Gayle Forman


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes