domingo, 22 de fevereiro de 2015

Caixa de Pássaros [RESENHA]


Eu ainda estou sem palavras para descrever esse livro! Terminei ontem à noite o livro "Caixa de Pássaros" do autor Josh Malerman que foi publicado aqui no Brasil pela a Editora Intrínseca. A história do livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas devem ficar presas dentro das casas com as portas e janelas fechadas, impedindo que qualquer coisa passe por elas. Mas você deve está se perguntando, por que tudo isso?

Depois de uma série de suicídios e assassinatos que atingiu todo o mundo, as autoridades recomendaram que todos ficassem em casa até que tudo seja esclarecido. Mas todos começamos a perceber que uma olhada para o lado de fora, era fatal e significava apenas uma coisa: Morte. Ninguém sabe o que tem lá fora e por isso temem. O medo começou a imperar o mundo e as dúvidas só aumentam.
"Ela imagina a casa como se fosse uma grande caixa. Quer sair daquela caixa. Tom e Jules, mesmo do lado de fora, ainda estão naquela caixa. O planeta inteiro está trancado nela. o mundo está confinado à mesma caixa de papelão que abriga os pássaros do lado de fora"
Nesse mundo pós-apocalíptico, conhecemos Marlorie uma mulher que mora numa casa abandonada com os dois filhos, desejando morar em um local seguro para dar uma vida melhor para os seus filhos, já que os três vivem de olhos vendados para não serem mortos pelas criaturas desconhecidas do lado de fora. 

Mas o lugar seguro que Marlorie tanto sonha em morar, está bem longe do que imagina, mas ela decide arriscar. O lugar seguro se localiza a 32 quilômetros rio abaixo, e para isso os três devem embarcar em um barco a remo para remar até o local. Enfrentando no caminho perigos desconhecidos, apenas usando a inteligência para conseguir ouvir tudo em sua volta. 

"Caixa de Pássaros" foi uma grande surpresa para mim. Eu já tinha visto algumas fotos do livro na página da Intrínseca no Facebook, e a capa já tinha me chamado a atenção. Eu não gosto muito do gênero do livro, mas decidi abandonar todos os meus preconceitos e embarcar nesse livro. Sem conhecer ao menos a sinopse eu comprei o livro e no mesmo dia comecei a ler, acabei lendo no mesmo dia. 
"O homem é a criatura que ele teme"
Me arrependo de ter desprezado tanto o gênero terror, porque "Caixa de Pássaros" me surpreendeu muito, a narrativa do autor flui de uma maneira rápida que deixa o leitor intrigado para saber como essa história termina. Eu nunca tinha lido um livro parecido, que me fez virar as páginas cada vez mais.

O autor consegue equilibrar bem as cenas, pensei que seria um livro confuso já que ele se passa no presente, mas ao longo do livro tem alguns flashbacks contando o passado da personagem principal. Mas o autor conseguiu dividir bem, impedindo que o leitor fique confuso ao longo da leitura.

Qualquer leitor vai notar no livro uma certa maduridade nos personagens, de primeira vista achei que Marlorie fosse uma mulher frágil, fraca, que não consegue criar os filhos no meio de "apocalipse", mas ao longo da leitura, o autor me mostrou que Marlorie não é uma personagem fraca, digna de um clichê, e sim uma personagem forte, corajosa, e que consegue sim criar os filhos, ao mesmo tempo não deixando de ser uma mãe carinhosa e protetora, que deseja apenas o melhor para a vida dos filhos. E isso foi um ponto que devemos levar em consideração.
Como eu já tive uma experiência com os livros do gênero terror/suspense com "O Iluminado" do Stephen King, eu li as primeiras sessenta páginas e acabei abandonando a leitura devido a linguagem mais formal do Stephen em questão dos outros livros que eu já estou acostumado, eu tive um certo medo antes de engatar na leitura de Caixa de Pássaros do autor seguir o mesmo modelo do Stephen King com uma linguagem mais formal, que merece maior atenção do leitor, mas me surpreendi porque a narrativa de Josh é muito boa, e é um pouco menos formal do que a narrativa do Stephen, e por isso recomendo a leitura para todos, já que não necessita de uma maior atenção do leitor do que os livros do Stephen King. 

A história de "Caixa de Pássaros" com certeza vai deixar qualquer leitor intrigado para saber o final. Devido a minha falta de experiência nos livros de terror/suspense, eu afirmo que tive um pouco de medo do final ser mais um daqueles que decepcionam, mas eu estava enganado, e foi um final totalmente diferente do que eu pensava.

Falei tanto da Marlorie que acabei me esquecendo dos personagens coadjuvantes (brincadeira kkkkk). Eu me apeguei a tantos personagens ao longo da leitura que fiquei chocado com o final que o autor deu para eles. A Editora Intrínseca realizou um trabalho excepcional, a diagramação está linda, com a imagem de uma árvore a cada início de capítulo, o tamanho da letra está bom, assim como o espaçamento. E a capa? De longe uma das melhores da minha estante, que consegue transmitir muito bem o contexto do livro.
"Conhecer o teto da mente humana é saber o poder total dessas criaturas"
Lá para a metade do livro que eu comecei a entender o título, e porque o autor quis chamar o livro de "Caixa de Pássaros", porque no começo da leitura eu me questionava: por que o autor escolheria um título desses? Para finalizar a resenha que já está super grande, eu recomendo essa leitura para todos, porque é um livro arrebatador, intrigante, assustador, com uma atmosfera interessante, o autor consegue muito bem deixar o leitor com medo e que com certeza vai manter muita gente fora das portas e janelas por um bom tempo. 


Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas:268
Ano: 2014

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes