domingo, 21 de setembro de 2014

Maze Runner - Correr ou Morrer [RESENHA]


Como prometido, eu li o livro “Maze Runner – Correr ou Morrer” do autor James Dashner e publicado pela a editora V&R aqui no Brasil. Depois daquele filmaço, eu não puder perder o livro, e como eu já o tinha fazia um tempinho, assim que cheguei em casa na quinta-feira peguei o livro e comecei a ler e terminei hoje (domingo).

Thomas, não sabe como ele foi parar lá, mas ele sabia que não estava maluco, ele tinha acordado em um elevador em movimento. Ele não se lembrava de nada, a única coisa que os Criadores deixaram para ele foi o seu nome, Thomas. Assim que o elevador parou de subir as portas se abrem, e Thomas se ver diante de vários garotos.

Esses garotos o apresentam a Clareira, um local onde há escapatoria, já que um grande muro de pedra cerca o local. Ninguém sabe como todos foram parar lá, muito menos Thomas, mas eles sabiam que atrás daqueles muros havia um Labirinto que poderia ser a saída para sair daquele lugar. Todos os dias de manhã os muros se abrem e se fecham  à noite, ninguém nunca conseguiu sobreviver uma só noite no Labirinto. E que todo mês o elevador traz um menino novo, como Thomas. Mas esse padrão mudou quando um dia depois que Thomas chegou na Clareira, o elevador traz mais uma pessoa, mas dessa vez não era um menino. Era uma menina. Mas o que mais chama a atenção e o bilhete que ela traz junto com si.

Agora Thomas terá que ser forte e sobreviver para descobrir todos os segredos que o Labirinto esconde, e finalmente encontrar uma saída daquele lugar onde nenhum deles gostaria de estar.

O livro me surpreendeu bastante, assim como o filme havia me surpreendido. Mas o livro superou todas as minhas expectativas. A narrativa de James Dashner é tão gostosa de ler, que você começa a ler o livro e não quer parar até descobrir o final. Ele consegue te prender na história facilmente, deixando aquele clima de suspense o livro inteiro. Mesmo assistindo o filme e tendo uma ideia de como seria o final, me deixei levar pelo suspense que me deixou intrigado para saber o final. Toda hora eu mordia os lábios como se eu estivesse vivendo tudo aquilo na pele de Thomas. E isso foi uma sensação boa ao longo do livro, porque você consegue interagir mais com o personagem. E isso James Dashner acertou na mosca.

A quantidade de páginas do livro pode assustar qualquer um, já que o livro possui mais de quatrocentas páginas, para alguns pode até ser normal, mas para muitos quatrocentas páginas é um grande desafio, mas como disse, James Dashner consegue prender tanto o leitor na história, que parece que o livro tem menos de cem páginas, porque você lê numa rapidez tão grande para saber o que acontece com Thomas e os outros personagens. E o final é de matar qualquer um.

Como eu já assisti o filme, eu posso fazer algumas comparações entre o livro e o filme. É claro que houveram muitas, os roteiristas tiraram muitas cenas do livro que poderiam ficar perfeitas no filme, mas nada que possa atrapalhar o filme. Acho até que os roteiristas foram espertos, eles conseguiram contar a mesma história do livro só que em uma maneira diferente, facilitando o entendimento do expectador. Na maioria das vezes os roteiristas trocaram as posições das cenas. Por exemplo, uma cena que está no início do livro foi para a metade do filme. Outra coisa que os roteiristas poderiam ter deixado é o poder que Thomas tem de se comunicar com Teresa telepaticamente que no filme não teve, infelizmente, eles descartaram umas cenas que poderiam deixar o filme mais divertido.
Não posso dizer que a editora V&R caprichou na edição, já que a diagramação não foi lá uma grande coisa, mas em questão da capa ficou perfeita, é uma capa digna de uma história perfeita, e ela conseguiu demostrar bem o Labirinto. Eu não encontrei nenhum erro de português ao longo da história.

Para finalizar a resenha, James Dashner compriu muito bem o papel de criar um livro que prenda o leitor, com sua história incrível, a cada capítulo ele te deixar intrigado para saber o que acontece com os personagens, e o final dá aquele gostinho de quero mais, e para nossa alegria, “Maze Runner” é uma série de quatro livros, mas apenas os três primeiros contam a história de Thomas. O quarto conta a história antes do primeiro livro da série. E hoje saiu uma notícia que me deixou muito feliz. O segundo filme “Prova de Fogo” tem data de lançamento para dia 17 de Setembro de 2015 nos EUA! \o/ e como eu gostei tanto do filme quando do livro de “Correr ou Morrer” hoje, eu comecei a ler o segundo livro e prometo resenha assim que puder. Abraços e boa leitura.

OBS: Você vai roer tanto as suas unhas ao longo do livro, que quando for começar o segundo livro não vai ter mais unha para roer.


Titulo: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Páginas: 425
Editora: V&R
Ano: 2010
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes